FOLLOW US ON

A importância do certificado de participação em eventos

C certificado de evento é um documento que comprova a participação de cada pessoa em eventos como workshops, simpósios e palestras. Nele não podem faltar informações básicas como o título da certificação, a data da participação, a carga horária e outros pontos que vamos explicar ao longo do texto. Esse é um assunto muito relevante na organização de um evento. Afinal, é preciso entregar aos participantes um símbolo de que realmente houve a presença e que os temas abordados agora fazem parte do seu campo de conhecimento.

Para ajudar você, preparamos uma matéria super especial com tudo que você precisa saber sobre o certificado de evento. Confira!

Os tipos de eventos que precisam de certificado

Normalmente os eventos corporativos são os que precisam de certificados e a emissão do documento acaba funcionando como pré-requisito para que os participantes decidam se inscrever. Afinal, o certificado comprova a presença e até a conquista de novos conhecimentos e habilidades dos participantes. Veja só os tipos de eventos corporativos que podem contar com a emissão de certificados:

Cursos e workshops

Com foco na prática ao invés da teoria, o workshop não costuma ter duração muito longa e geralmente conta com a realização de exercícios relacionados ao tema principal. Em ambos os casos, enviar certificados a todos os participantes é indispensável!

Na hora de preparar o certificado, não se esqueça de inserir informações como o objetivo do curso ou workshop e quais habilidades ou funções o participante aprendeu e está apto para realizar. Também é importante especificar no documento a carga horária do curso ofertado.

Palestras

Na maioria das palestras, um certificado simples de participação já é suficiente. Mas, como cada evento é único, em alguns casos pode ser interessante inserir algumas informações extras, como a duração da palestra e o nome do palestrante. Isso porque, para os palestrantes e participantes, é importante ter uma maneira de comprovar o conhecimento ou interesse em determinado assunto.

Congressos e simpósios

Com caráter mais científico ou acadêmico, é fundamental oferecer certificados em congressos e simpósios para todos os presentes, como os especialistas ministrando as palestras, os alunos apresentando trabalhos ou para quem participou apenas como espectador. Neste caso, como a programação pode ser bem extensa, vale a pena detalhar em quais atividades ou dias o participante esteve presente.

O que não pode faltar em um certificado

Cada evento tem suas próprias particularidades, mas, no geral, existem alguns itens obrigatórios que precisam estar no certificado:

  • Nome do evento ou nome dos palestrantes;
  • Nome completo do participante;
  • Data, local e horário do evento;
  • Carga horária do curso, palestra ou workshop;
  • Assinatura do responsável pelo evento;
  • A logo da sua empresa.

Resumindo, o modelo de certificado ideal deve ter informações que identifiquem o participante, o evento e a atividade da qual ele participou. Em eventos com várias atividades distintas – como palestras e oficinas práticas, por exemplo – é importante deixar claro em qual (ou quais) delas o participante esteve presente. Em alguns casos, também é legal adicionar no certificado o logotipo de patrocinadores ou empresas parceiras, para reforçar a participação da marca e reforçar o relacionamento para outros eventos no futuro. Depois que o seu modelo de certificado estiver pronto, basta enviá-lo diretamente a todos os inscritos que participaram do evento – que realizaram check in – ou disponibilizá-lo para download.

CONSULTE JÁ (11) 4412-3000

Oferecemos uma equipe especializada e altamente comprometida para realizar seu evento.
Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e organize o seu evento.