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Como usar o Marketing de Experiência a favor do seu evento

Jillian Dawes, um dos teóricos do Marketing de Experiência, acreditava que a satisfação é oriunda em uma experiência total, considerando todos os pontos de contato que se tem com a marca. Em 1980, estes momentos foram nomeados de “a hora da verdade” por Jan Carlzon. Veja os 3 V’s que compõem o Marketing de Experiência:

  • Verdade – transmita credibilidade em todo ciclo de vida do seu evento;
  • Vontade – desperte vontades, mas atenda-as para também não deixar ninguém frustrado;
  • Valor – como reputação e imagem da marca até o valor financeiro, será gerando resultados tangíveis que seu evento conseguirá se sustentar.

Pensar em tudo isso é primordial e com planejamento, é possível encontrar soluções que serão ótimas experiências a serem oferecidas para seu público. Vamos adentrar nos momentos que compõem seu evento para já ir associando o que cabe e o que não pode ser feito?
Pense nas experiências do seu pré-evento 

O público conseguiu retirar as entradas sem problema algum? A retirada dos tickets foi fácil? As perguntas enviadas pelo público via e-mail, redes sociais ou WhatsApp foram sanadas com cuidado, passando segurança para o público? As orientações de transporte e credenciamento foram passadas com clareza e objetividade? O relacionamento com seu cliente começa bem antes do dia do seu evento, acredite nisso.

Pense nas experiências durante o evento 

É fundamental que seus clientes/convidados criem conexão com sua marca. Para isso, não tenha medo de ir além do serviço principal que o seu evento se propôs a oferecer ao público. Algumas sugestões são: proporcionar boas refeições, disponibilizar lounges e espaços interativos com carregadores de celular, pufes para descansar ou curtir interagir, colocar uma cabine de fotos para que o público registre o momento da diversão ou oferecer um drink feito especialmente para o evento. Se a verba estiver reduzida e impedindo a concretização de ideias diferenciadas ou grandes produções, aposte no básico: espaço, atendimento e serviços impecáveis, sem gerar críticas negativas, tudo pensado nos mínimos detalhes.

Pense nas experiências do seu pós-evento 

Ofereça mimos e brindes exclusivos que farão o público olhar para o objeto e sentir nostalgia, por exemplo. Mostre também que sua marca está aberta a receber feedbacks, para saber quais são as opiniões sobre o evento que você produziu. Isso mostrará que a empresa tem interesse no que precisa melhorar, revelando um lado humano e de construção de cumplicidade entre a marca e o consumidor/parceiro. Esses tipos de ações pós-evento ajudam a estender o ciclo de vida do seu negócio, o que é essencial para a manutenção do sucesso.
Esperamos que você tenha gostado da matéria da semana e que ela auxilie no planejamento do seu evento. Conte com o Atibaia Convention para transformar o seu evento em um grande sucesso!

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